O código das pintas falsas nas festas em Versalhes

O código das pintas falsas nas festas em Versalhes

Tempo de leitura: 2 minutos

O Código das pintas falsas ! Qual você usaria em uma festa em Versalhes?

No final do século XVII, durante o reinado de Luís XIV, virou moda a utilização da peruca e da pinta falsa no rosto.

Foi nesse mesmo período que a moda da falsa pinta -“les mouches”- surgiu especificamente para esconder pequenas imperfeições como; sinais de nascença, cravos, espinhas, cortes, e principalmente marcas deixadas por doenças como a varíola.

Durante as festas em Versalhes, nos reinados de Luís XIV, XV e XVI, “les mouches” se tornaram um dos principais acessórios de beleza da aristocracia feminina, que servia como importante instrumento para conquistas, sedução e charme, de homens solteiros, viúvos e casados.

Embora também usados por uma minoria de homens, elas ficaram famosas nos rostos das principais damas da corte que buscavam aventura, fama e fortuna.

Sobre Luís XIV as pintas falsas eram redondas em veludo. Sobre Luís XV e XVI, a moda em plena agitação, “les mouches” passaram ser de tafetá, de seda, musseline… E em diversas formas: coração, estrela “croissant”, lua crescente…

A localização da pinta (mouche) colocada estrategicamente no rosto, e no corpo tinha como objetivo revelar naquele momento, a personalidade, o temperamento, e as intenções daquela portadora:

Veja alguns exemplos:

O código das pintas falsas nas festa em Versalhes

• A majestosa (la majestueuse), no centro testa.
• A assassina (l’assassine), perto do olho esquerdo.
• Aberta a proposições (la galante), na bochecha
• A beijoqueira (l’baiseuse), na saliência do sorriso, no canto da boca.
• A discreta (La discrète ou timide), canto inferior da boca
• A brincalhona (l’enjouée), sobre o queixo.
• A generosa (la généreuse), acima dos seios.
• A ladra “de corações” (la voleuse), abaixo do pescoço.
• A sedutora (la coquete), canto da boca.
• A libertina (la libertine), acima da boca
• A amorosa casada ( l’amoureuse mariée), perto do nariz
• A apaixonada (la passionnée), perto do olho.
• A guardadora de segredos (la recéleuse ou voleuse), sobre uma pinta verdadeira.

Segundo a minha pesquisa, os pontos exatos das pintas, variam de autor para autor, portanto aqui está somente uma interpretação pessoal do que poderia ser uma destas posições.

Gostaria de conhecer comigo Paris e outros locais? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!

3 Comentários


  1. Que ótimo! Nunca soube disso. Agora, a pergunta que não quer calar: – Por que alguém.colocaria uma pinta para dizer ser uma assassina?!

    Responder

  2. Como sempre, leitura agradável, inteligente e fascinante sobre a história da aristocracia francesa. ♡

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *