A importância do trabalho de um Guia Conferencista

A importância do trabalho de um Guia Conferencista

Tempo de leitura: 3 minutos

A importância do trabalho de um Guia Conferencista

Profissional formado em uma faculdade especializada no turismo (de 2 a 3 anos), que tem como base nos seus conhecimentos obrigatórios: história da arte, historia das civilizações, história de Paris, história da arquitetura, Patrimônios Franceses.

Carta de Guia Conferencista

Para se trabalhar legalmente nesta profissão é exigido pelo pelo Ministério do Turismo e da Cultura francesa, a apresentação da carteira profissional sempre que for solicitado por fiscais , agentes de segurança, estiverem trabalhando na condução de pessoas em visitas guiadas, em museus ou em qualquer Monumento Nacional da França. 

O Guia Conferencista podem guiar livremente nos locais turísticos abertos ou fechados, fazendo comentários em língua estrangeira ou em francês, procurando através dos seus conhecimentos e estudos, a valorização do patrimônio local do país, no caso aqui a França.

Comentários esses que podem ser em voz alta ou através de aparelhos de fones de ouvidos (ou auriculares), onde cada pessoa do grupo escuta as explicações, de forma privilegiada.

Um bom guia precisa ter noções de história, política, economia, social, cultura, arte, turismo, pedagogia e comunicação.

Como o guia conferencista pode exercer sua profissão ?

Como trabalhador liberal, microempreendedor (em francês, “autoentrepreneur”) ou assalariado para: museus, agências e operadoras de viagens, centros turísticos, etc.

Uma tabela de honorários foi estabelecida, e normalmente é respeitada por todos os profissionais que trabalham neste setor. Mas pode haver diferenças nas renumeração do  guia contratado, por parte das agências e operadoras, devido a dificuldade de se encontrar a pessoas certa para a língua solicitada.

Um guia conferencista de língua portuguesa (e que ainda seja brasileiro) pode ser mais caro, do que um guia conferencista de língua inglesa, (que são milhares). O que se leva em conta  é a demanda por uma língua especifica.

Em Paris existe no máximo 30 guias conferencistas brasileiros em atividade, entre homens e mulheres. 

A profissão guia conferencista (guide-conférencier) é regulamentada pelo artigo L. 221-1, do código do turismo.

Cuidado com os falsos guias !

Apesar de ser um profissão que exige uma formação universitária e muitos estudos, o controle das cartas de guias conferencista nas entradas e bilheterias, nos principais monumentos e museus da França, são falhos e muitas vezes nulas.

Por essa enorme falta de controle, onde vemos cotidianamente, falsos guias, (principalmente em Paris), alguns brasileiros, chineses, russos e outras nacionalidades… Se aproveitaram dessa situação caótica, e invadiram a cidade propondo serviços a preços realmente baixos em relação a tabela dos honorários.

Portanto fica nosso alerta ao turista brasileiro ! Cuidado com as propagandas enganosas, nas redes sociais, internet, e outros meios, pois muitos desses “guias” são altamente despreparados em conhecimentos, e desinformadas culturalmente, para atender você com qualidade e profissionalismo.

Em caso de dúvidas na hora de contratar seu guia em Paris (ou em qualquer lugar da França) peça para que ele mostre a carteira profissional.

Em Paris indicamos o seguintes Guias Conferencistas brasileiros:

Tom Pavesi (eu mesmo)

Tom Pavesi, brasileiro, Arquiteto e Urbanista (Campinas), Historiador, Guia Conferencista credenciado pelo Ministério da Cultura e do Turismo Francês com especialização em História das Civilizações, história das Artes, história de Paris, história da França, Arquitetura e Patrimônios.

Seu profissionalismo, dedicação, experiência, dinamismo, fazem dele uma boa opção para você descobrir os segredos e peculiaridades de Paris e da França, de uma forma bem calorosa, familiar, que somente um  guia brasileiro poderá lhe proporcionar.

Tom Pavesi – Guia Conferencista.

2 Comentários


  1. Minha familia ja contratou o guia conferencista brasileiro Tom Pavesi e ficamos maravilhados com a educação e conhecimento deste profissional.
    Ate hoje nos lembramos dos passeios e ensinamentos ministrados por ele com simplicidade e clareza.
    Super indico .
    Neusa Marques

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *